A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou o projeto de lei que institui seis de janeiro como o Dia Oficial do Forró. A proposta é de autoria do vereador Wellington Saboia (PSC), que ficou famoso após receber apoio do músico Wesley Safadão em sua eleição e receber a alcunha de "vereador do Safadão".
A data escolhida presta homenagem ao aniversário compositor cearense Messias Holanda, natural de Missão Velha, que fez sucesso nos anos 1960 e 1970 com músicas como "Pra tirar Coco". Segundo o autor da proposta, a lei busca "fortalecer a cultura" de Fortaleza, bem como "levar o nome da nossa cidade cada vez mais para o Brasil e o mundo inteiro". Sobre a escolha do homenageado, Wellington comenta a forte identificação de Messias Holanda com a capital e justifica que se trata de "forrozeiro nato". O projeto já foi encaminhado para sanção do prefeito Roberto Cláudio (PSB).
Homenagem - Manuel Messias Holanda da Silva, mais conhecido como Messias Holanda, nasceu em 1942 no Município de Missão Velha, no sul do Ceará. Aos cinco anos de idade, veio para Fortaleza. Quando jovem, trabalhou como camelô e se apresentava nas rádios Iracema e Ceará Radio Club. Sua primeira gravação foi "Forró em Baturité", que fez sucesso no início dos anos 1960. Em 1963, foi para o Rio de Janeiro, onde gravou mais de 15 discos de vinil e cinco CDs.
Fonte:SRZD